Benefícios​

Nossa contribuição no caminho para o Acesso Aberto ao conhecimento

Somos uma organização que apoia uma estratégia de acesso aberto para a América Latina, a fim de dar visibilidade à sua produção científica, baseada em repositórios institucionais sob o modelo de uma rede federada.

Uma rede de colaboração e articulação no âmbito das políticas públicas para acesso aberto e ciência aberta entre os principais órgãos nacionais de Ciência e Tecnologia, juntamente com uma rede técnica de apoio às estratégias nacionais e às tarefas de cada país.

Impulsionamos o fomento de bens públicos e economias de escala ao acordar, por exemplo, diretrizes comuns interoperáveis, participando de sua evolução e desenvolvimento; tecnologias transferíveis de código aberto; desenvolvimentos comuns que oferecem valor agregado e ações de capacitação.

Geramos alianças com atores internacionais nos âmbitos de ação da LA Referencia, abordando diversos eixos de ação como a interoperabilidade com o OpenAIRE (plataforma europeia de Ciência Aberta); indexação comum nos principais buscadores mundiais; participação no COAR; acordos específicos com iniciativas como Zenodo do CERN para dados científicos, entre outros.

Proposta de Valor

A mesma deriva fundamentalmente de duas fontes. A tradição de bens públicos e benefícios que são frutos da ação coordenada. Por exemplo, podemos citar:

Acordos

  • Geração de visões e estratégias conjuntas a nível regional sobre o modelo de organização, prioridades de trabalho anuais e visão para desafios futuros a partir da América Latina para os repositórios, a ciência aberta e a comunicação acadêmica.
  • Identificação de parcerias-chave para sustentar o acesso aberto e fortalecer um sistema regional conectado às iniciativas internacionais. Por exemplo, participação no COAR (Confederação de Repositórios de Acesso Aberto) e no OpenAIRE (Open Access Infrastructure for Research in Europe towards 2020).
  • Acordos de entendimento com instituições que consolidam objetivos institucionais, como a RedCLARA para a colaboração com NRENs e a administração da rede; com a FCT de Portugal para desenvolvimentos tecnológicos conjuntos e visibilidade da produção; com o Zenodo para dados científicos.
  • Serviços que o setor privado não pode oferecer dado seu alto grau de incerteza ou falta de um mercado que permita a apropriação dos benefícios. Também é papel dos órgãos de C&T oferecer gratuitamente informações em ciência, tecnologia e inovação geradas total ou parcialmente com fundos públicos.

Tecnologia e Serviço

  • Desenvolvimento tecnológico de código aberto, transferível, que permite economias em desenvolvimento, atualização e suporte para cada associado. Além disso, identificação de roteiros comuns que facilitam o desenvolvimento colaborativo de acordo com as necessidades dos países.
  • Priorização de padrões não proprietários e arquitetura de desenvolvimento que evita a dependência de soluções proprietárias ou únicas (por exemplo, em nível de identificadores persistentes ou de componentes tecnológicos).
  • Serviços que representam economias de escala e podem ser transferidos (por exemplo, serviços de valor agregado, estatísticas distribuídas, provas de conceito conjuntas para determinar a viabilidade de um produto).
  • Visibilidade ao indexar a produção de cada país de forma colaborativa em outros buscadores e sistemas de recuperação de informação.

Diretrizes

  • Normas comuns que representam diretrizes consensuadas para a catalogação de informação e interoperabilidade com os padrões usados em outras regiões, como na Europa, a fim de ter infraestruturas comuns.
  • Participação regional na evolução dessas diretrizes (OpenAIRE) e no desenvolvimento de recomendações associadas, como vocabulários controlados (COAR) ou dados científicos (DataCite).

Capacitação e Comunicação

  • Webinars para os nós nacionais em matérias técnicas, como plataformas e diretrizes.
  • Divulgação das atividades dos associados.
  • Desenvolvimento e divulgação de conteúdos de formação e documentos.

Além disso, os países que compõem a LA Referencia participam do COAR e, por meio da RedCLARA, colaboram no projeto OpenAIRE 2020 (Open Access Infrastructure for Research in Europe towards 2020), financiado pela Comissão Europeia. 

You can contact the Brazilian authorities at the following link:

You can contact the Chilean authorities at the following link:

You can contact the Colombian authorities at the following link:

You can contact the Costa Rican authorities at the following link:

You can contact the Ecuadorian authorities at the following email address:

You can contact the Spanish authorities at the following email address:

You can contact the Panamanian authorities at the following email address:

You can contact the Peruvian authorities at the following link:

You can contact the Uruguayan authorities at the following link: