Mapa de Iniciativas Nacionais em Ciência Aberta na América Latina e Espanha
Um esforço conjunto da LA Referencia e da UNESCO para documentar e dar visibilidade a políticas públicas alinhadas com a Recomendação de Ciência Aberta na região.
Este projeto busca identificar e sistematizar iniciativas públicas nacionais permanentes que contribuam para a implementação da Recomendação de Ciência Aberta da UNESCO. As informações coletadas servirão como uma fonte de consulta no site da LA Referencia, estabelecendo mecanismos de atualização periódica. Com isso, busca-se dimensionar e dar visibilidade aos esforços dos diferentes governos da América Latina e do Caribe, assim como da Espanha, no avanço em direção aos objetivos da Ciência Aberta.
As iniciativas levantadas foram classificadas de acordo com a definição de Ciência Aberta da UNESCO e os Objetivos de Política estabelecidos na Recomendação, abrangendo as seguintes dimensões:
Objetivos de Política da UNESCO
Promover uma definição comum de ciência aberta e seus benefícios
Criar um ambiente normativo favorável à ciência aberta
Investir em infraestruturas e serviços de ciência aberta
Investir em recursos humanos, formação e alfabetização digital
Fomentar uma cultura de ciência aberta e harmonizar incentivos
Promover abordagens inovadoras no processo científico
Fomentar a cooperação internacional e reduzir as desigualdades digitais e tecnológicas
Conhecimento científico aberto
Produção científica
Dados abertos de pesquisa
Recursos Educacionais Abertos
Programas de software de código aberto e código-fonte aberto
Equipamentos de informática de código aberto
Participação aberta dos agentes sociais
Ciência Cidadã
Financiamento Coletivo
Produção Coletiva
Voluntariado Científico
Diálogos abertos com outros sistemas de conhecimento
Povos Indígenas
Pesquisadores Marginalizados
Comunidades Locais
Infraestruturas da ciência aberta
Infraestruturas virtuais
Infraestruturas físicas
Corpos Normativos
Nacionais
Institucionais
Dimensões adicionais
Avaliação aberta da Ciência
Inovação Aberta
Pesquisa aberta e reprodutível
O que é a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta?
Adotada em 2021 pelos Estados Membros da UNESCO, a Recomendação sobre Ciência Aberta é o primeiro marco internacional que define os princípios e ações necessários para fomentar uma ciência mais acessível, inclusiva e colaborativa. A Recomendação promove a disponibilidade de dados e resultados científicos abertos, o desenvolvimento de infraestruturas e marcos normativos adequados, e a cooperação global para reduzir as desigualdades tecnológicas e de conhecimento.
Com esta iniciativa, a UNESCO busca que os países adotem políticas e práticas que facilitem o acesso equitativo à produção científica, beneficiando tanto a comunidade de pesquisadores quanto a sociedade em geral.
Metodología del relevamiento
O processo de coleta e sistematização de informações foi desenvolvido com o apoio de uma equipe de bolsistas do CONARE Costa Rica e baseou-se em três fontes principais:
1
Informações fornecidas pelos nós membros da LA Referencia.
Uma análise dos sites oficiais dos governos para identificar políticas e programas em andamento.
Agora, buscamos a colaboração das instituições nacionais para validar as informações coletadas e completar os dados faltantes.
Enviar informações sobre uma iniciativa.
Atualização e sustentabilidade do levantamento.
📌 Este levantamento foi realizado em 2024 e será atualizado periodicamente. Busca-se contemplar a totalidade das políticas, mas é provável que algumas ainda não estejam incorporadas. Por isso, convidamos as instituições a reportar novas iniciativas ou mudanças nas existentes para manter as informações atualizadas.
Agradecimentos
Este trabalho foi possível graças à colaboração da UNA Costa Rica, por meio do CONARE, cujo equipe de bolsistas apoiou a sistematização das informações e o desenvolvimento do software que permite a consulta e atualização do levantamento.